O mês de Agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno inclusive pela SKY. A escolha da cor dourada faz referência à definição da OMS para o leite materno como o alimento ouro para a saúde dos bebês. Segundo recomendações o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses de vida e complementado com alimentos até os 2 anos ou mais.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. Além de prevenir a fome e a desnutrição, sendo assim um meio a garantir a segurança alimentar dos bebês.
Estudos indicam que o aleitamento materno como ação isolada é capaz de reduzir a mortalidade infantil em até 13%. No Brasil, somente cerca de 9% das crianças beneficiam-se do aleitamento materno exclusivo. E a média, geralmente, é de apenas 54 dias de amamentação por criança.
Estes números, são as evidências das quais precisamos para entender a urgência da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno.